top of page

A edição 2019 da Copa Paraná de Judô bate recorde de participantes

A edição 2019 da tradicional Copa Paraná de Judô aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro nas dependências do ginásio do Tarumã em Curitiba/PR, competição muito aguardada que arrancou elogios de participantes e visitantes.


Copa Paraná de Judô 2019

Diversas autoridades como os presidentes das Federação Paulista, de Santa Catarina, marcaram presença


Nesta edição contamos com 1.290 atletas de 104 academias oriundas de 9 Estados, 60 árbitros e 160 técnicos. O ginásio do Tarumã ficou pequeno ao longo desses 3 dias de competição, mais de 5.000 pessoas circulando no evento organizado pela Federação Paranaense de Judô, contamos com o stand da Kimonos Yama, parceira de material esportivo da FPRJ e uma praça de alimentação completa com Food Trucks.


Copa Paraná 2019

Copa Paraná 2019


“Temos um orgulho enorme em vermos o crescimento da Copa Paraná, neste ano batemos recorde em participações, foram 1.290 inscritos”, disse Luis Iwashita (Presidente da Federação Paranaense de Judô)


Luis Iwashita - Presidente da Federação Paranaense de Judô

Luis Iwashita – Presidente da Federação Paranaense de Judô


O rei (saudação) inicial foi dado pelo Sensei Francisco de Souza, 5º Dan, da Federação Paranaense de Judô.


Sensei Francisco de Souza

Sensei Francisco de Souza


A apresentação de Kenjutsu (Prática da Espada e Filosofia Samurai) durante a cerimônia de abertura da Copa Paraná foi fabulosa.


Kenjutsu - Copa Paraná de Judô 2019

Kenjutsu – Copa Paraná de Judô 2019


Na sequência o Sensei 4º dan Marcelo Bueno, fez uma eximia apresentação do Goshin Jutsu, um kata que demonstra os princípios da defesa pessoal e as técnicas aplicáveis na sociedade moderna.


Sensei 4º dan Marcelo Bueno

Sensei 4º dan Marcelo Bueno


Muitos anos depois que nosso Shihan Jigoro Kano fundou a Kodokan Judo ele desenvolveu o Kime-no-kata para demonstrar uma situação de combate. Entretanto, em razão da grande mudança de costumes no mundo, era necessário um kata que demonstrasse de forma mais atual uma situação de defesa pessoal, surgindo então o Kodokan Goshin- jutsu em Janeiro de 1956, contendo ataques e defesas de diversas artes marciais.

Essas técnicas permitem sua defesa de mãos vazias contra ataques armados ou desarmados e é baseado em um dos grandes conceitos do Judô que diz “pare a confusão, finalize com o minimo de lesão”.


O grupo de técnicas do Goshin-jutsu consiste em “Ataques de mãos vazias” e “ataques com armas”. Na parte de ataques de mãos vazias são 12 técnicas “enquanto agarrado”, e cinco técnicas simulando um “ataque à distância”. Já na parte de ataques com armas são 09 técnicas, sendo três com uma faca, 3 com um bastão e 3 com uma pistola.

Todo o conceito do Kata se resume no Tori controlando o Uke, seja desarmando ou projetando o oponente, após receber cada um dos ataques.


Copa Paraná de Judô 2019

Quem foi ao Ginásio do Tarumã viu um judô de altíssimo nível.


Os embates foram emocionantes, competidores de diversas categorias, desde os mais jovens até os veteranos mostraram sua garra e amor pelo JUDÔ. As torcidas formada pelos atletas e famílias mostraram um show de civilidade e abrilhantaram o evento. Técnicos dedicados em acompanhar seus alunos mesmo sendo uma competição enorme, com 10 áreas tendo lutas no mesmo momento. A equipe de trabalho comprometida em realizar tudo da melhor forma possível.


Copa Paraná de Judô 2019

Copa Paraná de Judô 2019


Podemos com certeza dizer que, além do evento gigante realizado, a sensação foi de dever cumprido ao ver o conjunto das ações realizadas nestes dias.


Copa Paraná de Judô 2019

Copa Paraná de Judô 2019


Seguem os resultados por entidade:

11 visualizações0 comentário
bottom of page