Parte dos professores e dirigentes que participaram da reunião da Delegacia da Região Noroeste
O encontro realizado em Maringá definiu as principais metas desta temporada e as datas dos torneios regionais
Judô Paranaense 5 de março de 2020 Por ISABELA LEMOS I Foto ARQUIVO Curitiba – PR
Participaram da reunião anual da Delegacia Noroeste do Paraná, no dia 8 de fevereiro em Maringá (PR), para discutir assuntos pertinentes à gestão, os professores Walter Babata, Roberto Nagayama, Jorge Luis Meneguelli, Marcelo Mercúrio, Sidnei Pereira, Diogo Schiavon, Tom Matsubara e Janaína Santos.
Walter Babata, titular da Delegacia da Região Noroeste, afirmou que todos os assuntos discutidos no auditório da escola Notre Dame têm enorme relevância para a delegacia regional e para a Federação Paranaense de Judô (FPrJ).
“A expectativa é que todos os itens abordados na reunião sejam atendidos. Nossa meta principal é aumentar o número de federados, cumprir as datas dos torneios e cursos de nage-no-kata e gokio e fazer uma clínica de arbitragem. Conto com a colaboração de todos os professores da nossa região para que tragam o maior número de atletas, principalmente das categorias acima de sub 15, para o treinamento da classe veteranos, a fim de melhorar o rendimento da Região Noroeste”, explicou o delegado.
No encontro, foram estabelecidas mudanças em relação ao repasse das porcentagens dos torneios regionais: 30% serão destinados à Federação Paranaense de Judô (FPrJ); 30%, ao organizador; 30%, à delegacia regional e 10%, ao delegado regional. E haverá também pagamento de despesas para quatro de árbitros (um carro) para a Seletiva Paranaense e a Copa Paraná.
Para incentivar os professores a aumentarem o número de atletas filiados, eles serão contemplados com um crédito das anuidades. Durante a reunião, sugeriu-se a diminuição do valor da anuidade como incentivo para os atletas de faixa amarela para baixo.
O professor Celso Ogawa trouxe à tona as competições que ocorrerão durante a temporada, detalhando as novidades e regras relacionadas. Ogawa anunciou ainda que o campeonato da Região Noroeste sub 13 e sub 15 foi extinto, propondo em substituição um treinamento para os atletas.
O segundo torneio da temporada ainda não tem local definido, porém, discutiu-se a possibilidade de realizá-lo em Marialva, Sarandi ou Umuarama, em 29 de agosto.
O curso regional de nage-no-kata e gokio foi marcado para 30 de maio, conforme o calendário da FPrJ. Já o curso de arbitragem será realizado em 29 de agosto, juntamente com o torneio regional do segundo semestre. O dojô do professor Celso Ogawa abrigará o curso de katas.
As cidades que integram a Delegacia da Região Noroeste são Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Campo Mourão, Umuarama, Tapejara, Cianorte, Paiçandu, Mandaguaçu, Nova Esperança, Paranavaí, Nova Londrina, Floraí, Maria Helena, Loanda e Astorga. Além de torneios regionais, durante o ano a região vai sediar o Campeonato Paranaense sub 18 e sub 21 em Maringá, no dia 18 de abril.
Representantes de associações participantes
Roberto Nagahama (Associação Maringaense de Cultura Física); Helenton Matsubara (Associação Maringaense de Cultura Física); Vinicius Marcondes (Escola de Judô Vinicius Marcondes); Gustavo Takahashi (Associação Mourãoense de Judô); Marcelo Tadeu (Associação de Judô de Paranavaí); Mikaella Silva (Yama); Sidnei Pereira (Kodokan de Nova Londrina); Janaína dos Santos (Sejuv); Walter Babata (Associação Mourãoense de Judô); Celso Takeshi Ogawa (Judô Celso Ogawa); Giovana Romanini (Associação de Judô de Paranavaí) e Diogo Espósito (Associação Maringaense de Cultura Física).
Commentaires