top of page
  • Foto do escritorsitefederacao

FPrJ realiza exame de graduação com número recorde de inscritos. Confira a lista de aprovados


Judocas prestaram exame para faixas pretas sho-dan, ni-dan, san-dan, yon-dan e go-dan

O Exame de Graduação para faixas pretas realizado no último sábado, 03, no Centro Esportivo Bagozzi, em Curitiba, pela Federação Paranaense de Judô recebeu número recorde de candidatos este ano,  105 judocas no total. A lista de aprovados está sendo publicada hoje (8) no rodapé desta  notícia.

As oito bancas de avaliação foram compostas por 16 examinadores sob a coordenação de Helder Marcos Faggion, coordenador da Comissão Estadual de Graduação da Federação.

“Este foi o décimo exame sob a gestão do sensei Iwashita, e nós buscamos fazer uma adequação de várias pessoas que estavam com a graduação defasada e fizemos uma correção que resultou neste número recorde de inscritos”, explicou Faggion.

“Este número excessivo foi fruto da sondagem e da pesquisa que fizemos, onde percebemos que havia um número elevado de faixas marrons e pretas que há muitos anos não atualizavam suas graduações. A resposta foi altamente positiva”, conclui Faggion.

O presidente da FPrJ, Luiz Iwashita supervisionou a prova e comemorou o crescimento no número de participantes em comparação ao ano passado.

“No ano passado tivemos cerca de 84 inscritos e este ano somamos 105 candidatos, o que representou um crescimento aproximado de 25%. Estamos atravessando um período crucial da economia brasileira, mas felizmente o judô paranaense teve crescimento”, lembrou o presidente da FPrJ.

Outro ponto importante que favoreceu o aumento foi o trabalho de divulgação da assessoria da FPrJ que iniciou a divulgação do exame com 50 dias de antecedência e planejou diversas inserções nas mídias sociais destacou o presidente da FPrJ.

O exame prático envolveu provas de kata, nage waza e katame waza. Ao todo, 78 judocas inscreveram-se no exame para sho-dan; 12 candidatos prestaram prova para ni-dan; seis foram examinados para san-dan; quatro prestaram para yon-dan; e cinco professores foram examinados para go-dan.

Entre os professores que participaram das bancas estavam nomes como Liogi Suzuki, Jorge Luiz Meneguelli, Sidney Pereira, Walter Babata, Washington Toshihiro Donomai, Celso Ogawa, José Luis Lemanczuk Júnior, Marcelo Seiji Missaka, Rodrigo Marcelo Tonietto, Roberto Osamu Okano, Marcelo da Silva Bueno, Lauro Azuma, Reinaldo Francisco, Alexandre Segantin, Neuri Ferreira Tussolino, Francisco de Souza e Eidi Kawazo.

Haverá ainda uma segunda chamada do exame para aqueles que não puderam estar presentes na data da avaliação. “Iremos realizar em janeiro em Londrina a segunda chamada para o exame de faixa”, explicou o presidente da FPrJ, Luiz Iwashita.

No dia 4 de dezembro houve ainda uma confraternização na sede da FPrJ. Foram homenageados membros da comissão de grau e judocas que se destacaram em 2016.

6 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page