top of page

FPrJ reformula calendário para o segundo semestre de 2020


Judô Paranaense 14 de agosto de 2020 Por ISABELA LEMOS I Arte FPrJ Curitiba – PR

No dia 7 de agosto, a Federação Paranaense de Judô (FPrJ) realizou em seu Instagram uma transmissão ao vivo sobre a retomada dos eventos de judô no Paraná em 2020. Para contar os detalhes dessa retomada, foi convidado o coordenador de eventos da entidade, Carlos Kussumoto, que explicou a reformulação do calendário e todos os eventos que ainda podem acontecer no segundo semestre deste ano. A mediação da transmissão ficou por conta do professor faixa preta ni-dan (2º dan) Lucas Zevirikoski.

Carlos Kussumoto anunciou que, após a divisão dos departamentos, a FPrJ deu um grande passo organizacional e logístico. “Há departamentos de rendimento, eventos, marketing, estratégia, comissão de grau, educação, arbitragem, katas, técnico e outros, vários deles trabalhando em conjunto para a retomada das atividades do calendário do judô paranaense”. Kussumoto explicou ainda que alguns eventos estão agendados para realizar-se presencialmente, porém, isso pode não acontecer e seriam virtuais.

O professor Lucas Zevirikoski, mediador de todas as lives da FPrJ


Sobre a organização do judô paranaense, o mediador Lucas Zevirikoski revelou que, após apresentar mais de 30 lives da FPrJ, recebeu um feedback muito positivo dos participantes. “Tive a oportunidade de conversar com vários membros da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e atletas, e eles sempre referenciam o Paraná na questão de organização e crescimento dos profissionais de judô. Com certeza, estes eventos engrandecem ainda mais os judocas paranaenses”, disse.

Calendário do segundo semestre de 2020

Todos os eventos que constam no calendário foram avaliados e aprovados pela comissão de crise covid-19. O coordenador de eventos da FPrJ admitiu durante a transmissão ao vivo que, embora sejam baixas as possibilidades de eventos presenciais, é necessário que eles constem no calendário, por se tratar de um plano de retomada.

Haverá dois eventos no fim de agosto, para comemorar o mês do judô. O primeiro é o Campeonato Paranaense Funcional de Judô, dia 28. Este campeonato em forma de treinamento funcional é dividido por tempo e rounds e requer demonstração de golpes e exercícios. As inscrições vão desde a classe sub 13 até a veterana. O campeonato será classificatório para o Campeonato Brasileiro Funcional Virtual e terá o mesmo formato aplicado ao que foi realizado na região Norte.

Para saber mais informações sobre o evento e realizar sua inscrição, acesse nossa reportagem sobre o outline da competição. Também haverá neste sábado (15) às 17 horas uma live no Instagram da Federação Paranaense de Judô com instruções sobre o campeonato. Segundo Kussumoto, é um bom incentivo para as pessoas retomarem a prática do judô.

De 29 a 30 de agosto, o professor kodansha kyuu-dan (9º dan) Yoshihiro Okano vai ministrar o Curso sobre a História do Mestre Jigoro Kano, na mesma plataforma e nos moldes do curso dado pelo professor kodansha kyuu-dan (9º dan) Liogi Suzuki. Mais informações a respeito serão divulgadas em breve.

O Campeonato Paranaense Virtual de Kata (Sombra) está programado para 19 de setembro e valerá pontos para o ranqueamento do exame de graduação. Podem participar judocas acima de 15 anos e, de acordo com o coordenador de eventos da FPrJ, Carlos Kussumoto, a comissão de grau ainda está analisando em qual formato será realizado.

Carlos Kussumoto, coordenador de eventos da FPrJ


No dia 27 setembro, haverá o Curso Regional de Kata, para judocas acima de 15 anos acontece. Mais informações sobre serão lançadas em breve. Cada regional lançará o curso. Carlos Kussumoto explica que a comissão de grau pede aos candidatos que participem de todos os cursos propostos pela FPrJ e CBJ para validarem pontuação ou para, no fim do ano, terem seus currículos analisados para obtenção da faixa preta.

Outubro conta com dois eventos online e a possibilidade de dois eventos presenciais. Os JAPS Combate estão programados para acontecer entre 9 a 12 de outubro presencialmente. Em 17 de outubro, está agendado o Campeonato Paranaense Virtual de Kata em Dupla. O participante pode escolher sua dupla, gravar um vídeo e hospedá-lo na plataforma que será divulgada. Após isso, a comissão de arbitragem vai avaliar o kata. Assim como o Campeonato Paranaense Virtual de Kata (Sombra), esta competição contará pontos para o ranqueamento do exame de graduação.

Para 24 de outubro, está programado o Campeonato Paranaense Sênior, em Apucarana. Poderão inscrever-se judocas acima de 15 anos. Em 28 de outubro, a CBJ realizará o Campeonato Brasileiro Funcional de Judô virtual. A inscrição pode ser feita a partir dos 13 anos de idade.

Nos dias 6 e 7 de novembro, há a possibilidade de o Campeonato Paranaense Sub 18, Sub 21 e Veteranos realizar-se em Curitiba. Para os dias 27 e 28 de novembro, está programada a Copa Paraná, também na capital do Estado.

Para encerrar o calendário de 2020, nos dias 11 e 12 de dezembro vão realizar-se regionalmente o Campeonato Paranaense de Nage no Kata, o Exame Estadual para Faixas Pretas e a Confraternização e Divulgação do Resultado do Exame Estadual de Faixa.

0 visualização0 comentário
bottom of page