top of page
  • Foto do escritorsitefederacao

Sensei Macoto Yamanouchi, 8º dan, lançou livro intitulado “Memórias de um Judoca”. Lançamento ocorre

O livro do Sensei Macoto Yamanouchi, 8º dan, intitulado “Memórias de um Judoca” foi lançado na sede da FPRJ dia 5/11. O livro é o resultado de memórias, registros, pesquisas e consultas a jornais, revistas, livros, documentos pessoais e conversas com vários professores e praticantes de Judô. O texto traz aspectos relativos ao Judô como esporte, a sua história (especialmente sobre o judô paranaense), filosofia e conceitos.

https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/31980-memorias-de-um-judocabrpor-macoto-yamanouchi

O Livro

O Judô, para os seus adeptos, é mais do que um esporte. Ele traz consigo conceitos éticos, filosóficos e sociais que ultrapassam os limites dos tatames e são levados para a vida e para a convivência social dos judocas. Isso busca gerar nos seus praticantes uma forma diferenciada de ver e compreender o mundo e a sociedade.

Nesta linha, o livro do Sensei Macoto Yamanouchi nos brinda com suas memórias, registros, histórias e documentos armazenados por mais de sessenta anos dedicados à prática e ao estudo do Judô. Mais do que uma sequência de fatos históricos, o texto também apresenta algumas regras, princípios, pessoas e personalidades ligadas ao esporte. Escrito em português e japonês, o texto pretende registrar e dividir com a comunidade judoística, tanto nacional quanto internacional, esta história.

Os fatos apresentados são amplamente documentados e ilustrados, transformando este livro num documento histórico de registro do surgimento do Judô no Estado do Paraná, seus pioneiros e primeiros praticantes, documentando uma parte importante da sua história e chegando até à contemporaneidade. Os fatos, documentos e histórias são trazidos pelo Sensei Macoto Yamanouchi, que atualmente é graduado como 8º dan, a terceira maior graduação entre os praticantes do Judô e que tem a autoridade de quem foi por duas vezes presidente da Federação Paranaense de Judô e teve sua vida intimamente ligada ao desenvolvimento do Judô paranaense.

Este livro, inicialmente pensado como um simples registro de memórias, se transformou num dos mais completos documentos e relatos sobre a história do Judô paranaense, sendo leitura imprescindível para os praticantes e adeptos do esporte.

MACOTO YAMANOUCHI Nasceu a 25 de setembro de 1938 na cidade de Rolândia, no Estado do Paraná. Iniciou a prática do Judô em São Paulo em 1953 e recebeu a faixa preta em 1955. Foi aluno de Yuichi Hashizume e Hikari Kurat. Foi duas vezes presidente da Federação Paranaense de Judô e atualmente é graduado como 8º dan, a terceira maior graduação entre os praticantes do Judô.

5 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page