top of page
  • Foto do escritorsitefederacao

Paraná conquista ouro na classe sub 13 e bronze no júnior e sênior do Nacional de Judô Funcional


Disputa virtual realizada em novembro contou com a participação de 378 atletas de 20 Estados

Campeonato Nacional 4 de dezembro de 2020 Por ISABELA LEMOS I Fotos DIVULGAÇÃO I Arte GUSTAVO BATISTA Curitiba – PR O Paraná conquistou o ouro na classe sub 13 na primeira edição do Nacional de Judô Funcional CBJ, nova modalidade de disputa promovida pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Para superar as barreiras do isolamento, o certame realizou-se no formato tandoku-renshu, no qual os competidores não têm contato. As apresentações foram feitas de maneira remota com os atletas em suas respectivas casas ou academias. Participaram 20 federações filiadas à CBJ e 378 atletas.

Os judocas que representaram o Paraná e subiram ao lugar mais alto do pódio da classe sub 13 foram André Pereira (Judô Lemanczuk), Gabriel Gameiro (Dojô Otto Judô), Luana Queiroz (Dojô Otto Judô) e Maria Marins (Dojô Otto Judô), substituta de Ellyda Knoth, do Bom Jesus, que deixou a disputa nas quartas de final devido a uma lesão. Além do ouro na classe sub 13, o Paraná conquistou a medalha de bronze nas classes sub 21 e sênior. 

O professor Saimon Magalhães comemora ao lado da equipe vencedora da classe sub 13


Experiência

A judoca faixa verde Luana Queiroz, do Dojô Otto Judô, considerou sua experiência positiva e afirmou que a conquista da medalha de ouro marcou sua vida. “Neste ano, devido à pandemia, não se realizaram campeonatos presenciais e as competições virtuais nos permitem manter o físico em dia e o espírito competitivo aceso. Vencer foi uma sensação incrível. Não ficamos no pódio presencial, mas todos ficaram felizes: a equipe, a família e os professores.”

Luana Queiroz tem o sonho de chegar aos Jogos Olímpicos. Por isso, continua treinando forte durante a quarentena para alcançar seu objetivo


Luana pratica judô desde os cinco anos e conta que seu sonho é chegar às Olimpíadas. Para isso, ela julga necessário continuar treinando mesmo durante o período de quarentena. “Preciso dar o meu máximo nos treinos. Mesmo durante a pandemia, me mantenho firme nos treinos para alcançar meus sonhos e objetivos”, revelou a judoca faixa verde. Ela aprova a participação em disputas online porque ajudam a manter o físico e trazem de volta a sensação de adrenalina que a competição oferece.

A ideia de participar de uma equipe não pareceu interessante inicialmente ao judoca faixa verde André Pereira, mas isso foi superado a partir do momento em que as disputas começaram. Durante essa experiência totalmente nova, ele revelou que pôde reconhecer a importância do trabalho em conjunto.

O judoca faixa verde André Pereira recomenda a participação em campeonatos online ao longo da quarentena


Pereira afirmou que, no início da quarentena, ele estava muito estressado por ficar trancado em casa. Sua academia foi reaberta, tomando os devidos cuidados e, então, ele se sentiu motivado a retornar aos treinos.

“Surgiram os campeonatos funcionais. Eu não fiquei muito seguro com a ideia e não queria participar, mas meus pais me motivaram a continuar treinando. Depois, treinei muito para ganhar os campeonatos paranaense e nacional. E então, comecei a treinar para pegar a faixa verde e esse é um motivo muito bom para continuar treinando porque nunca pensei que eu chegaria a esse nível. Eu treino porque eu gosto”, disse o judoca.. André recomenda a participação em campeonatos online porque, com mais participantes, a competição se torna ainda mais desafiadora. Além disso, ele considera uma ótima alternativa para quem não gosta tanto de lutar e pegar no kimono devido aos exercícios que envolvem mais entradas de golpe e práticas mais funcionais.

Equipes do Paraná no pódio

SUB 13 (1º LUGAR)

André Pereira – Judô Lemanczuk Luana Queiroz – Dojô Otto Judô Gabriel Gameiro – Dojô Otto Judô Maria Marins – Dojô Otto Judô

SUB 21 (3º LUGAR) 

Leandro Alves – Dojô Tonietto Jhonathan Machado – Academia Randori Juliana Narimatsu – Associação Iguaçuense de Judô Bruna Bereza – Dojô Tonietto

SÊNIOR (3º LUGAR)

James Camargo – Associação Iguaçuense de Judô Rodrigo dos Santos – Associação de Judô Yama Arashi Mariana Maldonado – Instituto Nintai do Brasil Ana Marchiotto – Judô Celso Ogawa

3 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page